
Nos últimos anos, ocorreu uma revolução digital, e vários processos antes realizados de forma manual e diretamente no papel, passaram a ser digitalizados.
Um exemplo disso é o arquivo XML, que no Brasil é muito utilizado na emissão de documentos fiscais. Para entender melhor como funciona esse documento e como usá-lo da melhor forma, acompanhe o texto.
XML (extensible markup language) é uma linguagens de programação que permite o envio de informações de forma simplificada em formato de tags, ou categorias de informação. É como se cada dado do documento tivesse uma etiqueta correspondente.
Essa forma de organizar as informações faz com que o XML seja facilmente lido por máquinas e seja leve para ser enviado via internet.
O arquivo XML é gerado toda vez que um documento fiscal é emitido. Ao utilizar um sistema emissor para emitir Nota Fiscal eletrônica (NFe), por exemplo, após a emissão, será gerado o XML e sua representação gráfica em PDF chamada de DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica).
A forma mais simples de abrir um arquivo XML é através de um bloco de notas, que é um sistema bem simples instalado em todos os computadores. Para abrir o arquivo XML em um bloco de notas, siga os passos abaixo:
Localize o arquivo em seu computador e clique com o botão direito sobre ele. Selecione a opção abrir com Notepad ++:
Pronto, você já irá conseguir visualizar o arquivo:
Como falamos anteriormente, o arquivo XML é separado em categorias, onde cada informação terá uma espécie de etiqueta. Nos documentos fiscais, essas etiquetas são definidas pela SEFAZ. Vamos ver o fragmento de um XML abaixo:
Vemos que na tag <emit> estão todas as informações referentes ao emitente, e dentro dessa categoria existem outras etiquetas que marcam outros dados como Razão Social e CNPJ. Apesar de essas etiquetas
O processo para transformar XML em PDF é um pouco mais complicado, pois a consulta pública da nota fiscal no site da SEFAZ não fornece o DANFe e sim a visualização das informações. Para conseguir um PDF a partir do XML é necessário ter um gerenciador de documentos fiscais como o nsdocs.
Além da conversão de XML para PDF, o nsdocs reúne um conjunto de recursos que simplificam toda a gestão de documentos fiscais, como:
Se você quer otimizar a rotina e centralizar toda a gestão fiscal em um só lugar, vale a pena conhecer tudo o que o nsdocs pode fazer por você. Acesse o site do nsdocs e descubra mais.