Se você é transportador ou embarcador e já teve problemas para acessar a Nota Fiscal eletrônica de mercadorias transportadas, saiba que já é possível informar o CNPJ dos envolvidos na operação mesmo após a emissão da NFe.
Acompanhe o texto, onde damos mais informações sobre esta operação.
Um dos objetivos do fisco com o projeto da NFe é que todos os envolvidos na operação da nota fiscal tenham acesso às informações contidas na mesma.
Entretanto, muitas vezes, no momento da emissão, ainda não é sabido quem vai ser o transportador e ele não é informado na nota.
Assim sendo, a SEFAZ institui através da Nota Técnica 2020.007 o Evento Ator Interessado na NF-e – Transportador, para que o responsável pelo transporte possa inserir outros envolvidos na operação mesmo após a NFe ter sido emitida.
Se o CNPJ do transportador não for informado na NF-e, não é possível importar ou visualizar as informações necessárias para a emissão de documentos fiscais do transporte como o CTe (Conhecimento de Transporte eletrônico) e MDFe (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico).
O que faz com que seja necessário que o transportador acessar o XML da NF-e, sendo preciso entrar em contato com o cliente, o que pode atrasar o processo de emissão dos documentos
Informando o CNPJ do transportador no documento, a transportadora tem acesso às informações da NFe através da chave de acesso ou por meio de programas de gerenciamento de documentos fiscais.
O evento de Ator interessado na NFe deve ser lançado pelo responsável pelo transporte, seja ele o emitente ou destinatário da NFe.
Além de lançar o evento, também é possível autorizar outro CNPJ a lançar o evento, como no caso do transportador contratado adicionar transportadores subcontratados na mesma operação.
Se você deseja obter mais informações sobre esse assunto, confira o vídeo disponível no canal de nossa parceira Bsoft:
Para realizar o lançamento do Evento ator interessado na NF-e, é necessário possuir um sistema que possibilite o lançamento. Programas para o gerenciamento de documentos fiscais como o nsdocs permitem que o evento seja registrado na NF-e.
Um mesmo evento pode ser registrado até 20 vezes na nota fiscal, onde podem ser informados CNPJ diferentes.
Além de poder lançar o evento ator interessado na NFe, o nsdocs possui diversas funcionalidades como:
Se você ficou interessado em saber mais sobre esta ferramenta, acesse nosso site e descubra mais!