Um dos assuntos mais em alta nos últimos meses é a reforma tributária. Depois do projeto de lei complementar ter tramitado pelas câmaras dos deputados e senado durante anos, finalmente foi aprovado no início de 2025.
Embora a proposta seja simplificar a arrecadação de impostos no Brasil, as mudanças vêm causando muitas dúvidas e até um pouco de especulação sobre o aumento ou a diminuição da carga tributária.
Pensando nisso, criamos este conteúdo explicando os principais detalhes sobre o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) de forma simples e prática, acompanhe!
A sigla IVA significa Imposto sobre Valor Agregado e é um novo tipo de tributação no Brasil apresentado pela Reforma Tributária, Lei Complementar nº 214, de 16 de janeiro de 2025.
O IVA é um imposto utilizado em diversos lugares do mundo, como nos países da União Europeia, e considerado um dos melhores sistemas de tributação por apresentar os benefícios que iremos destacar mais a frente no texto.
O IVA Está sendo chamado de IVA dual porque é composto por dois impostos:
É uma contribuição que busca substituir o PIS (Programa de Integração Social) e o Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), tendo âmbito federal.
Unificará o ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços), o ISS (imposto sobre serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos industrializados), tendo gestão compartilhada entre estados e municípios.
Existem alguns motivos pelos quais o IVA está sendo implementado no Brasil, confira abaixo os principais:
Como vimos, 5 tributos das esperas federais, estaduais e municipais serão substituídos pelo IVA, que terá regras e aplicações definidas nacionalmente, diferente de como ocorre hoje, onde cada estado e município têm suas próprias legislações.
Atualmente os impostos são pagos em cada etapa da cadeia de produção e consumo. Com IVA, o imposto será arrecadado apenas sobre o valor agregado em um produto em cada etapa de produção.
Com a diminuição da complexidade envolvendo o sistema tributário, entende-se que haverá maior transparência na arrecadação de impostos, assim como, menos inadimplência por parte das empresas.
Como mencionado anteriormente, 5 tributos serão substituídos pelo IVA, incluindo:
A alíquota do IVA ainda não foi definida, mas estima-se que ela irá variar entre 25,45% e 27%. No entanto, está prevista uma redução na tributação total sobre o consumo de 34,4% diante dos tributos cobrados atualmente.
Para entender melhor como seria cobrado o IVA, podemos usar o exemplo tem uma camiseta:
Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre as novidades referentes a impostos e temas fiscais. Aproveite também para assinar a nossa newsletter.