Na emissão de notas fiscais, existem vários aspectos que precisam ser observados. Um deles é o status da nota fiscal que indica qual é a situação do documento.
Esses status indicam se o documento está autorizado, cancelado, ou rejeitado e são muito importantes para definir se a Nota Fiscal eletrônica é válida ou não.
Um desses status era o de “Nota Fiscal Denegada”, que deixou de existir com ajuste Sinief nº 43/2023.
Por ser um tema que ainda causa muitas dúvidas, juntamos as principais informações nesse conteúdo, para que você entenda o que é nota fiscal denegada e por que esse status deixou de existir.
O status de Nota Fiscal denegada era apresentado quando não era possível emitir ou validar a Nota Fiscal eletrônica (NF-e).
Desde 2023, este evento passou a ser substituído por uma rejeição indicando que há irregularidades na inscrição estadual de um dos participantes.
O status de Nota Fiscal denegada era apresentado ao tentar emitir uma Nota Fiscal, onde havia inconsistências na inscrição estadual de um dos envolvidos, como do emitente ou do destinatário.
A irregularidade fiscal na inscrição estadual poderia ser problemas cadastrais ou até mesmo omissão de obrigações fiscais por parte da empresa.
Ao identificar uma Nota Fiscal denegada, é necessário entrar em contato com a contabilidade da empresa para verificar se existe alguma irregularidade na Inscrição Estadual ou problema fiscal.
Em casos em que a Nota Fiscal foi denegada por irregularidades do destinatário, e não do emissor, é necessário entrar em contato com a empresa para que ela verifique a questão.
Com relação ao documento em si, não há muito que possa ser feito ao identificar que a Nota Fiscal é denegada, pois não é possível editá-la ou tentar validá-la novamente. O que precisa ser feito na verdade, é tentar resolver as pendências que deram origem a este erro.
Não, não é possível cancelar uma Nota Fiscal com o status de denegada, pois esta situação faz com que a NFe fique bloqueada para a edição, alteração ou cancelamento.
Quando ainda existia a denegação na SEFAZ (Secretaria da Fazenda), uma Nota Fiscal denegada não era uma rejeição, pois ela havia sido registrada na SEFAZ, diferente de uma rejeição onde a Nota Fiscal não chega a ser transmitida para o servidor
Como esse status deixou de existir, hoje quando há irregularidades na Inscrição Estadual dos envolvidos, a Nota Fiscal vai ser apenas rejeitada, sendo apresentada uma mensagem informando qual dos envolvidos possui inconsistências.
Uma forma de evitar erros no momento da emissão de notas fiscais e ter um bom controle fiscal das NF-es, sejam as emitidas pela empresa ou aquelas emitidas por terceiros.
A parte boa é que é possível contar com ferramentas tecnológicas para gerenciar os documentos, como o nsdocs que permite capturar as NF-es da SEFAZ e armazená-las em um painel, onde podem ser baixadas e exportadas.
Acesse nosso site e confira o que o nsdocs pode fazer pela sua empresa!