Se você trabalha com documentos fiscais é importante estar por dentro dos diversos aspectos que estas obrigações acessórias necessitam.
Além da emissão propriamente dita, existem outros detalhes que precisam ser observados, como os eventos de manifestação do destinatário do destinatário.
Neste texto, vamos falar mais a respeito do evento de ciência da operação que é muito utilizado por empresas que precisam fazer o download do documento. Confira!
O evento de manifestação do destinatário de ciência da operação, ou ciência da emissão, é o ato de informar para a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) e ao outros envolvidos na operação que a empresa destinatária tomou conhecimento da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe).
Essa manifestação é realizada para que a SEFAZ autorize o download do XML do documento. O interessante é que em determinados sistemas, como no nsdocs, é possível configurar para que a manifestação de ciência da operação ocorra de forma automática.
Existem, basicamente, duas formas de realizar o lançamento do evento de ciência da operação, através do site da SEFAZ e por sistemas gerenciadores de documentos fiscais como o nsdocs, confira abaixo:
Acesse o portal nacional da Nota Fiscal eletrônica e clique na opção “Manifestação destinatário”:
Neste momento, será necessário validar as informações com o certificado digital da empresa. Na tela aberta em seguida, a manifestação do destinatário pode ser realizada de duas formas: através da chaves de acesso ou selecionado a nota fiscal eletrônica correspondente. Neste exemplo, realizamos a manifestação pela chaves de acesso.
Preencha a chave da nota, selecione a manifestação “Ciência da operação” no campo “Realizar manifestação”.
Clique em ok para confirmação do lançamento.
No nsdocs, você pode realizar a ciência da operação marcando a NF-e e selecionando uma das opções no botão “Operações”. Uma vantagem é que é possível registrar o evento em diversas notas ao mesmo tempo. Conforme mencionado anteriormente, também é possível configurar o sistema para que o lançamento ocorra de forma automática.
Não é possível cancelar o evento de ciência da operação, entretanto, é possível lançar outro evento de manifestação do destinatário depois deste. Então, se por exemplo, você preencheu o evento de ciência da operação no lugar de desconhecimento da operação, poderá lançar o evento correto em seguida.
Além do evento de ciência da operação existem outros tipos de manifestação do destinatário que são utilizadas pelas empresas, cada uma com sua finalidade específica.
O evento de manifestação do destinatário de confirmação da operação é utilizado para informar a SEFAZ e os envolvidos da Nota Fiscal eletrônica que a atividade descrita no documento foi realizada de acordo com o esperado.
O evento de desconhecimento da operação é utilizado quando a empresa não consegue identificar a operação que deu origem à Nota Fiscal emitida para seu CNPJ. Este tipo de manifestação do destinatário é muito usada para evitar notas frias, que são aquelas emitidas por empresas fraudulentas para sonegação de imposto ou lavagem de dinheiro.
O evento de operação não realizada é utilizado quando as atividades descritas nas notas fiscais não foram realizadas ou não ocorreram conforme o combinado entre emitente e destinatário. Ou seja, é usado quando a mercadoria não foi devidamente entregue.
Se você deseja saber mais sobre estes tipos de manifestação do destinatário, assista o vídeo abaixo de nossa parceira Bsoft:
Como vimos no texto, a gestão de notas fiscais vai muito além da emissão e recebimento de documentos, envolve também o gerenciamento destes documentos para que possam ser utilizados da melhor maneira possível.
Por isso que vale a pena conhecer o nsdocs que é uma plataforma de gerenciamento de manifestação e documentos completa para agilizar a rotina fiscal da sua empresa. Acesse nosso site agora mesmo e entenda como este sistema pode te ajudar!