
Na emissão de Notas Fiscais, principalmente de NFSe (Nota Fiscal de Serviços) existem diversas dúvidas sobre como deve ser feito o preenchimento correto das informações.
Por isso, escrevemos este texto para você entender melhor o que é tomador de serviço e quais as diferenças para o prestador de serviço, confira.
O tomador do serviço é a pessoa física ou jurídica, para quem o serviço está sendo prestado. Essa pessoa também é responsável pelo pagamento do serviço.
Quando você contrata um serviço de alguém, como por exemplo, um sistema para emissão de documentos fiscais, você é o tomador do serviço. Já se você trabalha fazendo algum serviço para outras empresas e pessoas, o tomador será o seu cliente.
O prestador de serviço é aquele que executa o trabalho, ele deve emitir a nota fiscal e também receber pelo serviço. Ele pode ser pessoa física ou jurídica.
Preencher incorretamente o tomador do serviço na nota fiscal pode causar dor de cabeça, pois é mais difícil de corrigir essa informação depois que a nota fiscal foi emitida, por isso, saber diferenciar o tomador do serviço do prestador de serviço é muito importante, abaixo listamos as principais diferenças
Algumas prefeituras do Brasil permitem a emissão de NFSe sem informar o tomador de serviço, para casos onde o serviço é prestado para pessoas físicas de forma rápida. Entretanto, mesmo quando não é obrigatório informar o pagador, é interessante preenchê-lo para que haja mais controle na operação.
Para preencher o campo tomador de serviço na nota fiscal, você vai precisar das seguintes informações:
Quando a Nota Fiscal de Serviços é emitida, quem recolhe e realiza o pagamento dos impostos é o prestador de serviço, que emite a NFSe. Entretanto, o valor dos impostos sempre estará embutido no valor total da prestação de serviço.
Em alguns casos, o documento emitido é o RPA (Recibo de pagamento ao Autônomo), emitido pela empresa contratante, que também é responsável pelo pagamento dos impostos. Em alguns casos, esses valores são descontados do prestador de serviço.
Independente se você é o tomador de serviço ou o prestador, pode contar com ferramentas tecnológicas para agilizar sua operação. Uma delas é o nsdocs.
Com o nsdocs você tem captura e armazenamento de:
Acesse agora mesmo nosso site e saiba mais.